Dois dias intensos de Ruby em São Paulo onde mais de 700 pessoas tiveram o privilegio de conhecer um pouco mais deste mundo que a muitos fascinam. Por lá estive e deixo aqui alguns dos meus pensamentos sobre o evento.
A RubyConf Brasil foi algo que realmente vai deixar saudades, um evento onde pessoas de peso marcaram presença, onde o nível dos palestrantes e palestras foram altíssimos. Estes fatos, sem dúvida, deixam a comunidade cada dia mais orgulhosa de se e dos seus feitos.
Eu e muitos mineiros fomos. Se você foi, garanto que viu alguém com a camisa do grupo Rails-MG. Nisto agradeço ao Gabriel Sobrinho - @sobrinho, que arrumou uma correria para disponibilizar as camisas à todos integrantes do grupo.
Como disse anteriormente, o nível das palestras foi sensacional, mas dentre estas irei falar especialmente de três:
palestra: Desenvolvimento de Aplicações Sociais com Rails
Carlos Brando falou sobre suas experiências no desenvolvimento de aplicações para software social em sistemas como Open Social - Orkut - e FaceBook. Ele mostrou uma forma prática, produtiva e sustentável para desenvolver aplicações sociais em Rails. Sendo a única coisa ruim a notícia de que o framework que facilita o desenvolvimento destas aplicações que o Carlos anda trabalhando não terá o código fonte aberto, pois foi vendido.
Palestra: Integrando o iPhone com Ruby on Rails + Geração de gráficos com Ruby on Rails
Essa palestra realmente me impressionou, Pedro Franceschi, de apenas 13 anos que já impactou o mundo dos iPhones - desbloqueando vários deles, mostrou que idade não é documento palestrando sobre seus conhecimentos em RoR.
Palestra: JRuby: O Melhor dos Dois Mundos
Charles Nutter, mostrou de modo prático como integrar o mundo Java e Ruby. Um ótimo ponto dessa palestra foram as demonstrações desta integração, como por exemplo o uso de bibliotecas gráficas do Java no Ruby, e o humor de Charles.
Esta foi a primeira, de muitas, RubyConf Brasil. Deixo minhas gratificações a todos que contribuíram para o evento em especial ao Fabio Akita e aos patrocinadores: Go Now, thoughtworks, Caelum, Engine Yard, Pay Pal e Infoq.
Mural RubyConf Brasil
Comentários
Postar um comentário